domingo, 10 de outubro de 2010

Objetivismo

Objetivismo é a filosofia identificada pela autora e filósofa Russa-Americana Ayn Rand. O Objetivismo afirma que a realidade existe independente da consciência, que o homem tem contato direito com a realidade através dos seus sentidos, que ele pode ter conhecimento objetivo através do processo de formação de conceitos, da lógica dedutiva e indutiva, que o objetivo moral da vida do homem é atingir sua própria felicidade ou interesse racional, que o único sistema social consistente com esta moralidade é um que respeite os direitos do homem à sua vida, liberdade, propriedade e busca à felicidade, ou seja, capitalismo laissez-faire, e que a função da arte na vida do homem é transformar suas idéias metafísicas mais abstratas, reproduzindo seletivamente a realidade, em forma física.
Rand originalmente expressou suas idéias filosóficas em seus romances Quem é John Galt?, A Nascente (ver discurso no post anterior) e livros de não-ficção como Capitalismo: O Ideal Desconhecido, A Virtude do Egoísmo, entre outros.
O nome Objetivismo vem do princípio que o conhecimento e valores humanos são objetivos: eles não são criados pelos pensamentos que alguém tem, mas determinados para natureza da realidade, para serem descobertos pelo homem. Rand disse que ela escolheu este nome porque o seu termo preferido para uma filosofia baseado na primazia da existência - existencialismo - já havia sido usado.

Os próximos posts, apresentarão um pouco das idéias desta genial filosofa

Nenhum comentário:

Postar um comentário