sábado, 7 de fevereiro de 2009

Calculando sob o resultado 2



Havia em meu local de trabalho, uma engenheira civil que acreditava fortemente em astrologia. Sabendo de meu ponto de vista sobre o assunto, ela sempre tentava de uma forma ou de outra comprovar suas crenças. Certo dia cheguei contando que havia achado cinqüenta reais em uma rua próxima à minha casa. Não demorou muito e ela (que sempre levava o horóscopo do dia, em recordes de jornais ou revistas) disparou: "Olha só o que diz hoje sobre escorpião: Dia propicio para os negócios". No dia seguinte não resistindo apanhei meu jornal e disse: "Olha só, o que vem dizendo para você no horóscopo de hoje". Assim passei a ler na integra o que o jornal trazia. "Viu só", falou ela, "Bateu certinho comigo. Depois você diz que eu não tenho razão!" Não perdendo a oportunidade rebati: "Realmente, bate direitinho, porém o que eu li, está previsto para câncer e não para leão!".
Na subjetividade não há falhas. Lembro-me bem da época do colégio, em que propagandeava meu talento para ler a personalidade das pessoas (meninas em geral) em riscos e traços esboçados num papel. Para tornar mais realista, pedia para que "minha vitima" respirasse fundo, fechasse os olhos se concentrando, e em seguida fizesse vários riscos aleatórios em uma folha de papel. A partir daí, fazia uma analise de sua personalidade, bem do tipo:
Você é uma pessoa decidida que sabe o que quer da vida, porém vejo que às vezes você sente muitas duvidas, principalmente em assuntos relacionados a você. É romântica, e procura dar mais valor à qualidade das pessoas que lhe rodeiam ao invés de valorizar as características físicas. Embora seja criativa você tem certa dificuldade de por para fora todo o potencial que está armazenado dentro de você... Dificilmente falhava. Quando liam minha analise sobre a personalidade, geralmente as pessoas se espantavam com a precisão. "Parece até que você me conhece a anos" geralmente diziam. Porém a verdade é que existe um certo padrão de comportamento durante a infância, a adolescência, a idade adulta e assim por diante, se achar os pontos fortes do padrão, temperando-os com a subjetividade, sua margem de acerto será fantástica. Mas tudo como disse baseando-se apenas em observações e em cálculos efetuados sob o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário